Vamos relembrar alguns fatos.

“Após reuniões de oração semanais na residência do irmão João Amadeu Gomes, 22 membros da Igreja Memorial Batista e da Terceira Igreja Batista do Plano Piloto, todos residentes no Lago Norte, juntaram seus esforços para consolidar o que já era certeza em seus corações: organizar uma igreja batista no Lago Norte. O que aconteceu em 1º. De maio de 1981”.

Dissemos na agenda 2008, também, que “pastores vêm e vão”. Hoje queremos enfatizar que “alguns vieram e ficaram”. Pelo menos por um tempo maior do que os outros.

Falaremos, nesta agenda de 2009, sobre os quatro últimos pastores que aqui ficaram, deixando frutos abençoados. Falaremos, inclusive, é claro, sobre o atual.

Pastor Valdir Ribeiro Soares – Tendo sido o primeiro pastor da igreja, por quatro períodos de dois anos, não consecutivos, dirigiu a igreja de forma interina. Erigiu o primeiro prédio, hoje demolido. Nele se consolidou a ocupação da área especial tão disputada na época pelas igreja não batistas. Seu pastoreio sempre foi de apoio às atividades denominacionais e por aqui ainda encontramos suas filhas, além de seu filho mais novo, Ivan da Silva Soares, nosso ministro de música.

Pastor Odilo Alfredo Allebrandt – Durante o seu pastoreio de 7 anos, foram construídos o templo, a casa pastoral, a quadra de esportes, o espaço destinado às crianças. A igreja passou por um período de crescimento numérico e, sobretudo, espiritual.

Pastor Hudson Meira Alves – Egresso da Terceira Igreja Batista do Plano Piloto, faleceu após 2 anos de pastoreio. Deixou sua marca pela generosidade e perseverança na busca de soluções para os problemas da igreja.

Pastor Hércio Fonsêca de Araújo – Nosso pastor atual. Nesses três anos e meio de pastoreio, a igreja sente a força de seu ministério. Em tão pouco tempo, reestruturou a organização administrativa e eclesiástica; implantou a rede Ministerial; dotou a Escola Bíblica de um novo modelo de estudos bíblicos; realizou batismos, motivou os grupos de levitas a novas atitudes e ações; coordenou a construção de um edifício de 1.500 m2 para abrigar a Escola Bíblica, a Juventude e outros eventos sociais e culturais, além de já vislumbrar, talvez, a construção de um novo templo.

É possível, pastor Hércio, afirmar com segurança que o senhor entendeu o que Lucas escreveu em Atos 20. 28:
“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispo, para pastorear a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”.